O amoníaco constitui a matéria-prima de um número elevado de indústrias portuguesas: utiliza-se no fabrico de vários fertilizantes agrícolas, da fibras e plásticos, de produtos de limpeza, de explosivos, entre outros.
O amoníaco começou por ser o gás usado como fluído refrigerante nas primeiras instalações de frio. Nos anos 30 do século passado, foi substituído pelos clorofluorcarbonetos (CFCs). Recentemente voltou a ganhar um papel nos processos de arrefecimento, atendendo aos danos que os CFC’s causam na camada de ozono.
De seguida, pode ler-se um pouco mais sobre os produtos produzidos a partir do amoníaco e alguns exemplos para cada um destes produtos, no caso de existirem indústrias em Portugal:
• Cuf - Químicos Industriais, SA – dedica-se, entre outras actividades, à produção de ácido nítrico a partir da oxidação catalítica do amoníaco, utilizado principalmente no fabrico de fertilizantes e explosivos, mas também na indústria química e alimentar.
• A EGIQUÍMICA Lda - produz uma grande variedade de produtos de limpeza nas gamas Higiene & Limpeza, Tratamento de Pavimentos, Manutenção Automóvel, Lavandaria, Indústria Têxtil e Construção Civil, a
partir do amoníaco e de outras matérias-primas
• Quiminova - Química Industrial e Agrícola Lda
• ADP - Adubos de Portugal, S.A. - criada em 1997, que se dedica à produção e comercialização de fertilizantes na Europa, detendo uma quota de mercado de 70%.
Que regras de segurança devem ser seguidas no transporte de matérias-primas, nomeadamente no transporte de amoníaco?
O transporte deve ser evitado em veículos onde o espaço de carga não é separado do compartimento do condutor;
• Deve-se assegurar também que o condutor do veículo conhece os perigos potenciais da carga, bem como as medidas a tomar em caso de acidentes ou emergências.
Antes de transportar os recipientes, deve-se:
- Verificar se estão bem fixados;
- Comprovar que as válvulas das garrafas estão bem fechadas e não têm fugas;
- Comprovar que o tampão de saída da válvula, quando existente, está correctamente instalado;
- Comprovar que o dispositivo de protecção da válvula, quando existente, está correctamente instalado;
- Garantir ventilação adequada;
- Cumprir a legislação em vigor.
Como se deve actuar em caso de acidente, quer no que respeita ao transporte de amoníaco quer no que respeita ao seu processo industrial de fabrico?
• O transporte deve ser evitado em veículos onde o espaço de carga não é separado do compartimento do condutor;
• Deve-se assegurar também que o condutor do veículo conhece os perigos potenciais da carga, bem como as medidas a tomar em caso de acidentes ou emergências.
Antes de transportar os recipientes, deve-se:
- Verificar se estão bem fixados;
- Comprovar que as válvulas das garrafas estão bem fechadas e não têm fugas;
- Comprovar que o tampão de saída da válvula, quando existente, está correctamente instalado;
- Comprovar que o dispositivo de protecção da válvula, quando existente, está correctamente instalado;
- Garantir ventilação adequada;
- Cumprir a legislação em vigor.
Será o hidrogénio uma fonte de energia do futuro?
O hidrogénio é o elemento mais abundante no universo e também o terceiro elemento mais presente na Terra. É incolor e inodoro. Este elemento é constituído por óptimas propriedades a nível de combustível e transmissor de energia. É possível obter este elemento através de diversas formas eficazes, como por exemplo, por electrólise da água e por reforma de álcool e hidrocarbonetos (etanol, metano, gás natural, entre outros). Por esse motivo, é considerado por muitas pessoas um “combustível ideal”.
Quando combinado com uma célula de combustível, o hidrogénio oferece uma produção de electricidade silenciosa e de alta eficácia. Mais significativo é que se poderia abrir o caminho para uma energia sem emissões em toda parte, de casas até carros. Nenhuma tecnologia isolada oferece oportunidades tão amplas.

Fig.5 Explosão de uma bomba de Hidrogénio
O Hidrogénio, quando produzido por fontes de energia renováveis, a sua utilização através de células de combustível, é totalmente limpa, formando apenas como produtos da reacção água e calor, não havendo quaisquer emissões de partículas, monóxido de carbono, dióxido de carbono, óxidos de azoto e óxidos de enxofre, que são responsáveis por problemas ambientais tais como chuvas ácidas, problemas respiratórios e pelo aquecimento global do planeta.
Sendo assim, o hidrogénio tem um grande potencial ambiental, fazendo parte de um ciclo de vida limpo, tornando-se um sério candidato a substituir a actual economia baseada nos combustíveis fosseis.
Para que isto seja possível terá que se criar as seguintes infra-estruturas:
• Produção de Hidrogénio;
• Armazenamento / transporte / distribuição do Hidrogénio;
• Utilização final do Hidrogénio
Vantagens do Hidrogénio
•Veículos movidos a hidrogénio não terão motor a combustão. Os motores serão eléctricos, o que evitará a poluição do meio ambiente.
• O processo de geração de energia é descentralizado. Não será necessário construir hidroeléctricas gigantescas. O hidrogénio pode ser produzido a partir de várias fontes: água, combustíveis fósseis e biomassa. Essa produção pode ainda ser feita com o aproveitamento da energia solar ou eólica.
• Fonte renovável, inesgotável e não poluente. A produção de energia pode ser realizada em qualquer lugar.
• A geração de energia por meio de pilhas a combustível é pelo menos duas vezes mais eficaz do que a obtida pelos processos tradicionais.

Fig.6 Energia obtida a partir do Hidrogénio
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